Participando Mais Uma Vez Do Escambo Gráfico

Participando pela quarta vez do Escambo Gráfico. Basicamente é uma troca de gravuras promovida pelo Vitor e sua esposa, Ludmila, para entender melhor, expliquei neste post aqui

Resultado final...borrado! Não fotografei de perto nenhum das 24 gravuras 
ara poder registrar aqui...

Peguei meu caderninho e comecei a pensar no tema, já que é livre. Fiz alguns desenhos, mas não achei que eram eles. Certa vez eu vi uns abajures pendurados, tipo pendentes, achei lindo e fiz um registro no meu caderno. Depois fiz outros desenhos baseados nele. E então achei que seria uma boa ideia para o Escambo Gráfico.

Os dois primeiros foram desenhos feitos sem algo definido, o último já era o estudo para as gravuras. Criar repertório é o mais importante, um dia a gente vai usar o que está guardado em nossas "gavetas".

A técnica que escolhi foi o estêncil, assim poderia usar várias máscaras e fazer uma gravura bem colorida, mas não conseguiria fazer muitos detalhes. Esse foi o desafio. Comecei cortando os papéis no tamanho A5, e as máscaras também. Uso acetato para poder enxergar o que estou pintando.

Na primeira máscara usei três cores, criando o corpo do abajur. Depois veio a lâmpada.

Comecei pelo corpo do abajur, depois as lâmpadas, os contornos com os fios, a sombra e por fim, um listrado no fundo. Foram 7 cores e 5 máscaras.

O contorno com os detalhes para dar o acabamento ficou nessa máscara. Tudo foi cortado à mão com estilete.

A ideia era fazer uma quantidade maior, pelo menos 30 unidades, sendo que 24 eram para o Escambo. Mas ao final do processo, algumas foram perdidas, e optei por não utilizá-las.

Registros do processo, fazia um, deixava secando e partia para o próximo, fazendo isso 30 vezes. Algumas se perderam no caminho, e no final fiquei com as 24 eram as solicitadas pelo Escambo.

Estava com saudade de voltar a mexer com tintas e rolinhos, colocar meu avental, realmente esse é um processo criativo que me traz muita alegria. Preciso fazer mais vezes.



Comentários