DIY - Boleira Com Plafon Antigo

Casa da década de 80 com lustres originais. Foi isso que encontrei aqui. Alguns estavam instalados, outros soltos pelos cômodos; alguns inteiros, outros trincados; incompletos, sujos, precisando de cuidados.

Boleira de vidro, ideia bem simples e muito funcional. 

Um olhar treinado faz a diferença. Separei tudo que eu gostaria de usar, pois aquelas peças tinham muita história, e potencial. Com certeza outra pessoa os teriam descartado. Eu não.

A primeira criação foi um vaso, que hoje eu transformei em luminária. Veja o post aqui. Fiz o mesmo processo com outro plafon que também estava trincado.

Essa imagem que eu encontrei na internet, é apenas uma referência para que você entenda como é este tipo de luminária que eu transformei na boleira.

Duas viraram uma boleira e uma fruteira. Elas estavam incompletas, somente com os vidros; a partes elétricas, as bases de metal e os acabamentos não estavam. 

Usei um puxador antigo (tem um post sobre ele aqui) para fazer o apoio para levantar a tampa. Coloquei um prato grande embaixo, que pode ser uma base de bambu, madeira, cerâmica. Ainda é preciso cortar a sobra do parafuso, para ficar rente ao vidro. 

Este puxador serve como pé, então eu só virei, deixando a abertura para cima para servir como fruteira. O bom dessa peça é a versatilidade, pode ser usada numa mesa de festa, tanto para proteger alimentos, como para organizar docinhos, bolachas, entre outros.

Uma ideia que tive era usar uma sobre a outra, usando um mastro no centro, criando aquelas fruteiras de dois andares. Ainda preciso pesquisar para encontrar a melhor forma de fazer. Mais uma vantagem é que o vidro não está inutilizado, caso eu queria desmanchar é só desparafusar o puxador e pronto. 

Dependendo do tipo de puxador, é possível inverter a boleira e transformar numa fruteira. 

Fiz um bolo para testar, e deu muito certo. Coloquei dois pratos, um natalino sobre um azul, que é bem grande, ou seja, dá para usar com qualquer tipo de base.

Essa peça fica linda numa mesa de café da manhã, café da tarde, tenho certeza que  vai agradar todo mundo.

Por acaso você tem uma luminária desta em casa? Não, então pesquise nos sites de vendas de usados é fácil de encontrar. As boleiras atuais não são tão bonitas como estas, os vidros de antigamente eram muito mais trabalhados. E o melhor, praticamente ninguém terá uma igual.







Comentários