O Que Andei Bordando - Capas de Travesseiros

Numa das minhas visitas a uma loja de tecido, cruzei com este tecido de predinhos. Comprei pois achei que tinha potencial.

Composição com os travesseiros e uma almofadinha de crochê. A cabeceira também feita por mim, tem post aqui.

Na realidade o tecido era bem simples, parecia que estava faltando algo, não tinha ligação entre os prédios, não tinha piso e nem céu. E isso me motivou, na hora já pensei em fazer os bordados à mão.

Comprei o suficiente para fazer duas capas de travesseiros (chamadas de fronhas), pensando na casa nova. Cortei as quatro partes e comecei o bordado livre, usando uma cartela de cores específica.

Antes de me mudar eu já havia começado, nesta foto já estou na casa nova, pelas minhas contas - entre paradas e recomeços - foram três anos com esse projeto em andamento.

No início comecei com o bastidor e fui bordando aleatóriamente, preenchendo os vazios, criando portas, marquises, janelas, torres, árvores...

Terminando o primeiro tecido, decidi costurar a capa para ter ideia de como ficaria. Ela é composta por dois lados, frente e costas, e neste caso somente a frente foi bordada. A parte de trás até poderia ser em outro tecido, mas como tinha o suficiente para isso, usei o mesmo.

 
Logo desisiti do bastidor e passei a bordar a mão livre mesmo. Finalizando a primeira capa, que ficou pronta por muitos meses, esperando o par dela ficar pronto.

Os horários disponíveis para isso eram a sempre a noite, hora que sento para ver uma série, um vídeo no You Tube, e muitas vezes levava mais tempo para decidir o que bordar do que bordando propriamente. Então para facilitar, usei uma caneta que apaga com o calor e fui desenhando a mão livre o que eu gostaria de bordar.

Isso facilitou muito o processo, às vezes uma coisa que parece pequena tem um peso grande no trabalho final. 

Detalhes dos bordados.

Na segunda capa os fios que estavam selecionados foram acabando, então optei em usar os que eu já tinha em casa, deixando o trabalho bem colorido e divertido.

A meta era terminar este ano ainda, e parece que quando damos uma data, as coisas fluem melhor. Capas prontas, ficaram charmosas e dão personalidade à cama. Ninguém tem igual, é isso que o artesanado faz, peças únicas e exclusivas, já que não repeti exatamente os mesmos bordados em casa uma.  






Comentários