Exposição em São Paulo - Anish Kapoor - Casa Bradesco



Mais um edifício do complexo Cidade Matarazzo sendo inaugurado.

Um novo espaço de arte foi inaugurado recentemente nas proximidades da Avenida Paulista. Estou falando da Casa Bradesco, um centro cultural com 5 mil m2, que faz parte do complexo que abrange o antigo Hospital Matarazzo, atualmente conhecido como Cidade Matarazzo.

     

     
Arquitetura preservada, área externa reformada, com muito verde, cafés, lojas, livraria de acesso ao público. Realmente é uma cidade, o entorno, incluindo ruas e calçadas, tudo com a mesma linguagem, o mesmo tipo de piso. Traz uma unidade incrível ao quarteirão. 

Anish Kapoor, artista indo-britânico inaugura as atividades com a exposição Inflamação. Esculturas e instalações fazem parte dessa exposição, que nos leva a " enxergar" nosso corpo por dentro. Vermelho, sangue, líquido, vibrante, inchaço, desconforto, foram as impressões que tive durante a visita.

Paredes novas foram construídas em meio as originais.

     
Espelho côncavo e convexo, uma sensação estranha nos observar através dele. Não fotografei o outro lado, vermelho. É preciso visitar para entender.

     
Inflamação é o nome da exposição. É forte, pertubadora, essas "bolas" estão no centro do espaço, e parecem que vão explodir a qualquer momento.

     

     

     
Não fotografei tudo, tem esculturas muito mais pertubadoras, mas que fazem todo o sentido sendo uma exposição que nos revela por dentro.

Além das obras, o espaço em si me chamou muito a atenção. O arquiteto Rudy Ricciotti, responsável pelo projeto, preservou muitas paredes do antigo hospital, mantendo-as como estavam, com reboco descascado e tijolos aparentes, informações escritas a mão, sem receber pintura nova. Madeiras de demolição foram utilizadas no forro e em paredes internas, criando novos ambientes. Por enquanto, apenas dois andares estão prontos para visitação; o térreo abriga uma livraria, o 1º andar, um pequeno café.
 
     
O novo e o antigo em perfeita harmonia. Foi um grande acerto preservar as paredes que com estavam, com marcas do tempo, descascadas, com marcações a caneta, azulejos quebrados.
 
Banheiros novos, com madeira de demolição e cubas de cimento.
 
     
As janelas originais estão fechadas e por dentro fizeram caixilhos novos de metal com vidro. Detalhes do piso novo, afastado da parede original.
 
      
Neste andar, um pequeno café . Pausa para apreciar a beleza.

Em alguns pontos aberturas foram criadas para interagir com a paisagem externa, que diga-se de passagem, é linda. Na saída fiz um passeio pelo jardim, que abriga um restaurante, a capela (que estava fechada), e alguns cafés e lojinhas. Com muito verde, realmente a Cidade Matarazzo é um oasis no meio da selva de pedra.

Em um certo momento, uma abertura na parede nos revela o entorno. Um jardim lindo, o restaurante, a capela, e ao fundo os hotéis.

     

      
Capela estava fechada. Visitei antes da reforma, e já era muito bonita.

     
Circulei por uma parte da área externa, o dia estava nublado, mas não ofuscou a beleza do lugar.

     

Esplendoroso o jardim.

A exposição fica em cartaz até janeiro. Se programe e faça a reserva de ingresso antes, é sempre mais seguro. Para mais informações sobre ingressos, é preciso baixar o aplicativo Mata App.

Piso colorido junto com a arquitetura antiga, o verde das plantas trouxe alegria para a área externa.

Casa Bradesco
Alameda Rio Claro,190 - pertinho da Av. Paulista.
Até 15 de janeiro de 2025.

Comentários