Aproveitei que fiz a instalação da coifa na minha casa, para trazer para você as diferenças entre ela e o depurador, e se realmente vale a pena ter na sua.
Acredito que nunca tenha feito um projeto em que não existisse coifa/depurador na cozinha. Mas para a minha casa, optei por não fazer. Nunca fui de cozinhar, e sinceramente achei que deixando o fogão ao lado da porta seria mais que suficiente para a fumaça se dissipar.
Só que não foi bem assim. Durante o dia até que tudo bem, as portas e janelas da casa estão abertas e a corrente de ar leva tudo embora. Mas a noite não funcionou. As poucas vezes que deixei a porta aberta, entraram barata voadora, pernilogos, formigas e outros insetos.
A cozinha é ao lado da área de serviço - que não está pronta - imagina as roupas penduradas no varal cheirando a comida? Também não seria uma boa solução.
Sem contar a gordura nos armários, geladeira e nas prateleiras; o cheiro de ovo que eu sentia todos os dias de manhã quando entrava na cozinha. Isso foi mais que suficiente para decidirmos fazer a sua instalação.
A área de serviço está sendo refeita, e aproveitando que a quebradeira estava acontecendo, fizemos a instalação do ponto de energia e o buraco para passagem do duto. Eis aqui a principal diferença entre coifa e depurador: a primeira suga a fumaça e joga para fora do ambiente; a segunda suga a fumaça, filtra e devolve para o ambiente, sendo assim não precisa de saída de duto para fora da casa. A nossa coifa faz os dois, e acredito que a maioria deve ser assim: pode ser coifa ou depurador, a diferença fica pela instalação.
Sujeira faz, e muita! Ainda mais que não contratamos ninguém para fazer e usamos os poucos horários disponíveis em alguns dias da semana (principalmente sextas e fins de semana), para avançar aos poucos. Compartilhei no meu perfil do instagram o processo. Lento e demorado, tive que limpar todas as vezes, proteger o fogão da quebradeira, da pintura, mas valeu o esforço.
Nunca mais senti odor nenhum na cozinha. E como isso faz diferença! E não faço frituras diariamente, o simples ovo já "perfumava" tudo.
Existem muitos modelos e potências de motor. A nossa é compatível com fogão de 60 cm, e por isso parece pequena - recebi essa pergunta algumas vezes - mas não é. A instalação deve estar correta, a altura é super importante para que a fumaça seja sugada pelo duto. Sei que parece baixo, mas nunca bati a cabeça, a gente precisa confiar nas instruções do produto, afinal não é de hoje que elas são fabricadas.
A grande maioria dos apartamentos já contempla a previsão de coifa, com a tomada e a abertura para fora do prédio. Os mais antigos e algumas residências, não. Por isso fique atenta para escolher a melhor opção para você.
Claro que a coifa elimina praticamente 100% do odor, já que a fumaça é lançada para fora, mas se não for possível, use o depurador que já vai resolver muito essa questão.
Comentários
Postar um comentário