Capa de sofá é uma boa opção? Se essa é a sua dúvida, posso te dizer que sim. Principalmente se você quer ter um sofá claro, e tem crianças e/ou animais de estimação; ou até mesmo se já tem um antigo e quer dar uma modernizada sem precisar se desfazer dele.
Muitas empresas hoje em dia já vendem o sofá com capa. Isso significa que você pode retirar para lavar, em casa mesmo, e depois colocar novamente. Neste caso, o sofá não pode ficar "sem capa", pois o acabamento não é apropriado para isso.
Tenho um sofá azul, ou de outra cor forte e quero mudar a cara da minha sala. Fazer uma capa em sarja clara, pode ser a solução, assim quando quiser voltar para o estofado original, é possível.
Se você montou sua casa há algum tempo, deve ter notado que atualmente os estofados de sofá não tem mais estampas florais, muito tradicionais em ambientes clássicos. Muitas vezes a solução é fazer uma capa para ele, em sarja ou algodão, desde que seja um tecido com toque macio e resistente. Essas capas são personalizadas, não adianta tentar comprar pronta, pois cada sofá tem suas características, então o ideal é contratar uma pessoa que faça isso.
Um ponto importante a ser analisado é se é possível fazer a capa. Já que existem modelos nos quais as almofadas são fixas, tanto no assento quanto no encosto. Para estes casos é bom consultar um estofador. Em outros talvez não valha a pena, principalmente se a estrutura não estiver em boas condições; aí comprar um sofá novo seja a melhor saída.
Acredito que este modelo de sofá retrátil não seja possível fazer a capa, e neste caso é melhor trocar. Inclusive, evite sofá deste modelo, além de feios, eles ocupam muito espaço atrás para "guardar" o assento quando não estiver em uso. Caso queira esticar as pernas, use um puff solto, é a melhor solução. Imagem: Decorações Móveis
Sofás de courino estraga com o tempo de uso, se pegar sol direto começa a rasgar, além de esquentar as pernas no calor, fazer a capa é uma ótima forma de resolver esses problemas.
Na casa dos meus pais o sofá era uma estrutura de madeira maciça e as almofadas soltas. Durante anos eu presenciei minha mãe comprando espuma e tecido para fazer novas capas para ele, já que com o tempo, elas foram perdendo forma, envelhecendo com o uso; mas a madeira segue intacta. O problema deste tipo de sofá é o conforto. Se você gosta de se jogar para assistir um filme, ele não é o ideal.
Inclusive pensando agora nisso, ele representa a forma que as pessoas se comportavam há 50 anos, a maneira de se sentar mais ereta, mantendo uma boa postura para uma conversa. Ninguém ficava horas em frente a televisão.
Comentários
Postar um comentário