Japão em Miniaturas - Japan House

Novelos de lã branco representam a montanha, e o novelo alaranjado, o sol. Uma poesia!

Férias escolares em julho e os pais sempre buscando alternativas para entreter os pequenos. Fiz um passeio dia destes - aliás, faço sempre esse roteiro - que foi visitar a Japan House, tomar um café no Sesc Paulista e dar finalizar com uma passada no Itaú Cultural. São próximos, as exposições são sempre interessantes e é uma ótima opção para turistar pela Av. Paulista.

Um casal num barquinho de pétala. Foi das minhas cenas preferidas.

 
Não me recordo para que serve essas caixas, mas naturalmente devem ser para preparar alguma refeição.

Japão em Miniaturas é a exposição em cartaz na Japan House. O fotógrafo Tatsuya Tanaka utilizou objetos e alimentos que fazem parte do cotidiano japonês, para criar cenas típicas em miniatura. Brócolis virou árvore, petálas de flores, um barquinho; clipes sobrepostos se transformam numa torre de transmissão. Caixas de isopor viraram um prédio; bolas de sorvete, montanhas... 

 
Bandejas de isopor, tudo foi muito bem pensado para recriar cenas cotidianas japonesas.

 
Alho poró serviu de alvo para os arqueiros. Esses carpetes representam as plantações, tem uma pessoa sozinha, caminhando entre elas.

O mais interessante é poder observar as cenas criadas para as fotos, e não apenas as fotos. Como são miniaturas, você pode se sentar e observar com calma, os objetos giram para serem observados de todos os lados. E se mesmo assim você tiver dúvida, uma foto ampliada está disponível para que possamos ver os detalhes.

 
Prato de arroz e feijão representando o mar e a areia, foi uma homenagem ao Brasil, obra exclusiva. Sorte a nossa.

 

 

Observe cada detalhe. Fique o tempo necessário...

Quem puder visitar, eu indico não apenas para crianças, mas adultos também vão se encantar com o universo lúdico de Tanaka.


Japan House São Paulo | Térreo
Endereço:
 
Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo

Horário de funcionamento: 
Terça a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábados, das 9h às 19h
Domingos e feriados, das 9h às 18h

Comentários