Não sei o nome oficial, mas eu chamo de banco bandeirinha, já que as laterais dele são no formato de bandeiras de Festa Junina.
Composição com livros, quadro e um vaso. Adoro essa parte de montar um ambiente aconchegante.Mais uma peça feita com as sobras de madeira que estavam aqui em casa. Se você não viu os outros posts, vou deixá-los aqui: banco azul e mesa de centro.
Usei pinus que sobraram da cadeira que fiz no curso de marcenaria. E essa madeira é bem macia, e se não foi bem tratada, empena. Foi o que aconteceu com uma tábua, só que decidi usar assim mesmo.
Fiz um projeto a mão mesmo, considerando as medidas das tábuas e as espessuras. A madeira mais grossa seria o assento, e o travamento: já as laterais (as bandeiras) seriam na madeira mais fina.
Medi tudo para aproveitar ao máximo o material, e durante o processo de corte - foi tudo feito com a serra tico-tico e lixado na mão, inclusive usei uma lima para dar o acabamento arredondado do triângulo - pensei em mudar algumas coisas, mas acabei não fazendo. Fica para um próximo projeto.
Estou usando como decoração, mas ele ficou bem firme e ótimo para se sentar. Fiz com altura correta de banco, assim ele pode servir para acomodar mais uma pessoa sentada.Usei parafusos que eram da poltrona, e cavilhas para não ficar marca no assendo. Deu um pouco de trabalho para acertar os furos, ainda mais com a tábua empenada; e com um pouco de paciência consegui finalizar.
Ficou um banco bem charmoso e versátil, pode ser usado em muitos ambientes, por enquanto ele está na minha cozinha.
Não temos a serra de bancada, com ela seria tudo bem mais fácil, as madeiras ficariam exatamente iguais, tudo certinho e alinhado. Vida real, usei serra tico-tico e cada parte fica de um jeito, por mais que eu meça e tente cortar igual. Usei a lixa e a lima para acertar a abertura e no final gostei muito do resultado. Feito e melhor que perfeito!Não fiz um passo a passo por motivos de não ter tempo para gravar e editar. Mas se você quiser fazer o seu, use o assento como referência de medida, inclusive na espessura. A altura final do banco deve ser entre 43 a 45 cm; use duas madeiras para as laterais e uma para travamento. O desenho de triângulo é opcional, mas eu gosto. Parafuse as laterais ao travamento central, depois encaixe o assento. Eu usei cavilhas mas pode ser parafusado também.
Se tiver dúvida, me chama que a gente conversa.
Comentários
Postar um comentário