Estava precisando por a mão na massa, ou melhor, nas ferramentas novamente. No último ano foquei em terminar a obra, cuidar da rotina da casa e trabalhar. Pouco tempo sobrava para meu lado marceneira, e isso estava me deixando triste.
Ficou um charme o banquinho. Fica ótimo para colocar no quarto como apoio da manta, ou mesmo na sala, para colocar uma planta ou livros. Ele ainda não tem lugar definitivo, pois estamos em obra ainda.Fui guardando algumas madeiras pensando em criar móveis e objetos para minha casa, só que não fazia sentido encher a casa de mais coisa, sendo que ainda não estamos com o piso da sala e quartos instalados. Trabalho dobrado tirar tudo, colocar piso e devolver para o lugar.
O projeto não surgiu primeiro e depois fui atrás das madeiras. Aqui eu tinha as madeiras e com base nas medidas delas é que defini o tamanho do banco, inclusive a forma de execução, os travamentos.
Mas a reforma tem sido longa demais, e dia destes me deu vontade de começar - mesmo que os móveis fiquem no meu ateliê por enquanto - era questão de sanidade mesmo. E assim foi.
Primeiro dei uma geral em todas as madeiras. A ideia era fazer bancos para apoio de livros, para sentar, para servir de mesa lateral, aliás eu amo bancos (tem post aqui). Quando fiz um curso no Sesc de cadeiras, comprei bastante pinus e sobrou, a ideia era usar para novas criações pós aula.
Tudo separado, decidi começar pelos portões azuis que estavam na casa. Assim que cheguei tive certeza que eles seriam transformados, não sabia ao certo em quê. Inclusive deixei no sol e chuva por estes anos todos e as madeiras estavam bem deterioradas.
Tirei os pregos e parafusos, separei as melhores e comecei a pensar na melhor maneira de usá-las. Com meu caderninho fiz alguns estudos, pesquisei alguns móveis no Pinterest e decidi fazer um banquinho aproveitando o máximo das madeiras, eram dois portões iguais.
Gostei das pontas em triângulo, parece uma cerca antiga, e por isso resolvi deixá-las no acento e nos pés do banco. Antes de fixar, eu lixei todas as partes, e poderia ter tirada toda a tinta, mas gostei assim, parece uma pátina.Cortei, lixei, colei, parafusei e faltaram duas madeiras para fazer o travamento, acabei pegando outras que estavam por aqui, e provavelmente vou pintar de banco e dar uma lixada para ficar similar as demais.
Os outros eu vou mostrando aos poucos. Na empolgação transformei uma poltrona em mesa, fiz uma moldura para os azulejos e cortei as madeira para fazer outro banco. Aguardem!
Comentários
Postar um comentário