Sumi, eu sei. Mas não consigo aparece quando estou com muitas preocupações e no momento tenho um tio - quase pai, pois moramos juntos por 20 anos - hospitalizado. E essa rotina tem ocupado muito do meu tempo e da minha energia.
E nestes tempos difíceis procuro acalmar fazendo o que gosto; ler, fazer crochê, bordar tem sido minhas atividades preferidas. Vasculhando meu kindle encontrei um livro que eu havia baixado gratuitamente há algum tempo. E foi com ele que passei essa última semana.
Nutrindo Seus Sentidos, da Laura Pires, quando comecei a ler pensei que fosse explicar sobre a Ayurveda, os doshas e para minha surpresa tinha muitas receitas. Fiquei animada, pois não sou radical em termos de alimentação - apesar de alguns acharem que sim - eu como açúcar (evito o refinado e se consigo sem, não uso, por exemplo não adoço chá, nem suco e nem o iogurte natural), principalmente em doces e bolos. E muitas receitas que são saudáveis elas usam adoçantes, que eu não gosto.
Sopa, salada, legumes, frutas, geléias, são tantas opções. Tudo bem simples de fazer. Mingau por exemplo, eu só comia na infância, como nunca gostei de leite, minha mãe fazia de aveia, mas eu não gostava não, mas tinha que comer. E com o livro fiquei com vontade de experimentar e foi ótimo. Fiz as adaptações, troquei a pera pela banana e foi um café da manhã excelente.
Gosto bastante de especiarias, gengibre, canela, cravo, cardamomo e elas se fazem muito presentes nas receitas. Ensina a fazer combinações de legumes para sopas, cozidos, assados. Tem tabela de alimentos de acordo com as estações do ano, e é claro o mais indicado para você, sendo Pitta, Vata ou Kapha.
Para descobrir qual o seu dosha, indico um outro livro: A Roda da Cura pelo Aiurveda. da Michelle S. Fondi, é uma leitura muito rica de ensinamentos. Inclusive comprei outro para minha mãe. Não tem receitas, mas tem ótimos ensinamentos para várias áreas da vida.
Com marcações feitas e prontas para serem testadas. Curtindo meu livro novo.
A primeira parte do livro é para contextualizar, e é uma delícia de leitura. Se você pensa em melhorar sua rotina, tenho certeza que vai gostar dele. Não sei como demorei tanto para começar a ler, só sei que vou comprar os demais livros da Laura, e já estou seguindo no instagram.
Ser mais saudável não é tão difícil assim...
Comentários
Postar um comentário