Iogurte Caseiro - Receita

Vamos de mais receitas? Agora que estou cozinhando mais fico sempre pensando em aprender coisas novas e ampliar o meu repertório culinário.

Eu já fiz iogurte uma vez, e não ficou muito bom; cheguei a cultivar o Kefir - ficava perfeito - mas dá muito trabalho e desisti.

Humm, ficou muito bom. Adocei com mel e joguei uva passas por cima.

Dando uma olhada nas redes sociais, vi uma receita de iogurte no feed. E me despertou a vontade de fazer novamente, mas desta vez com o termômetro culinário, pois ele faz toda a diferença, mesmo que a receita fale para esperar aproximadamente tantos minutos, colocar o dedo e sentir o calor, e tudo mais...fica bem difícil acertar.

Tentando registrar a temperatura correta (90 C), mexendo para não criar nada, fazendo stories e fotografando...não foi fácil.

Adoro as lojinhas de bairro e aqui perto de casa tem uma que vende quase tudo, desde louças, brinquedos, artigos para festa, papelaria e até material de construção. E foi lá que encontrei o termômetro por 20 e poucos reais.

 
Depois que atinge 90 C, desliga o fogo e espera esfriar, até atingir 45 C. O segredo do sucesso são as temperaturas, vai por mim. O iogurte em espera para ser incorporado ao leite.

Segui a receita da Rita Lobo, no site Panelinha, e é bem simples de fazer, só precisa ficar atenta a temperatura.

Vale a pena financeiramente falando? Não! Gastei em torno de R$10,00 com o leite integral e o iogurte natural, fora o gás e o meu tempo, para dar menos de 1 litro. Mas gostoso é o fazer, é a sensação de que somos capazes.

 
Panela de cerâmica, ferro ou vidro são as indicadas, eu usei de cerâmica e enrolei num cachecol, e coloquei no forno aquecido, mas desligado.

Deixei por 12 horas e retirei. A consistência estava muito boa, bem cremoso. Depois vai para a geladeira para só depois servir. 

Se você tiver alguma outra receita e quiser compartilhar conosco, será super bem vinda!

Comentários