Aprendi com a sogra e dei meus pitacos, e toda semana tem macarrão alho e óleo por aqui. Receita fácil, rápida para aquele dia cheio e muito saborosa.
Separar os ingredientes é fundamental para um preparo rápido e certeiro.
Das metas da minha vida atual é ter praticidade na cozinha. Ela demanda muito do nosso tempo - e eu não tinha ideia de quanto - e por isso planejamento é essencial.
Nestes cinco meses em que me mudei - passou que nem um furacão - eu penei muito até chegar onde estou hoje, e ainda quero melhorar mais. Já consigo ter comida congelada para uns dias, faço bastante quantidade já pensando em outras preparações, e estou bem satisfeita com isso. Marmitas prontas, com tudo, tipo arroz, feijão, legumes e uma mistura (como dizemos aqui em São Paulo) eu nunca fiz. Não sei como seria o sabor, mas quem sabe no futuro.
Esse macarrão colorido deixa qualquer preparação mais bonita. Tem um penne perdido...hahaha
Bom, mas vamos a receita, que na verdade não é bem receita, pois vou colocando o que tem em casa.
Deixar tudo organizado é fundamental. Já separo a quantidade de água (aprendi que é 1 litro para cada 100 gramas de macarrão) e coloco numa panela. O macarrão também já está reservado, aqui usei o colorido, que fica muito bom com essa preparação.
Esse pilão de mármore é ótimo, facilita muito os preparos.
Na panela vou adicionando aos poucos, para agregar sabor a comida. Essa espátula foi presente do meu pai numa das viagens que ele fez com minha mãe, e ficou guardada por anos. Hoje é a que eu mais uso.
Num pilão ou se não tiver, coloque numa vasilha, coloquei vários dentes de alho, não tem medida, normalmente vai quase uma cabeça. Acrescento um pouco de azeite, e temperos: coentro em grão (que é maravilhoso, deixa um perfume incrível), alecrim e salsa frescas, orégano, tomilho, coentro e vou amassando tudo até virar uma pastinha.
Numa panela grande (nela será misturado o macarrão, então pense nisso), eu coloco manteiga e um fio de azeite, deixo esquentar e acrescento a cebola picadinha. Depois de dourada, coloco os ingredientes do pilão, e deixo em fogo baixo para pegar sabor.
Se tiver salsinha, cebolinha, alho poró, pimenta de cheiro, pode colocar. Eu usei todas elas. Coloco sal, e vou mantendo em fogo baixo. Tudo isso enquanto o macarrão já vai sendo preparado em outra panela.
Humm...fica uma delícia. Até faltou uma foto mais bonita, mas na próxima eu faço.
Coloco o atum, prefiro este de saquinho, mas pode ser o em lata também. A água do cozimento do macarrão é ótima para dar uma cremosidade ao molho, então eu também coloco aos poucos. Desligo o fogo, acrescento o macarrão já coado (se a água) e misturo bem. Pode colocar um queijo ralado que fica incrível. Para finalizar umas folhinhas de manjericão e é só servir.
Depois me conta o que achou?
Comentários
Postar um comentário