Nem sei ao certo como comecei a fazer, só sei que é tão bom esse creme de abacate que toda semana - ou melhor, quase todos os dias - tem no café da manhã.
Em busca de me alimentar melhor, fui aos poucos buscando - e testando - receitas saudáveis. Me lembro de bater o abacate com cacau em pó para fazer uma mousse. Acrescentei banana para dar consistência, mas ainda assim não ficava cremoso. E a banana escurecia rapidamente.
Foi então que passei a usar o inhame - não me lembro como cheguei neste ingrediente fundamental - que tem um sabor neutro e trouxe a tão desejada cremosidade ao meu preparo.
Basta cozinhar algumas raízes descascadas em água (fure com o garfo e quando estiver mole, está pronto), amassar ainda quente e assim que esfriar um pouco, bater no liquidificador com um abacate maduro.
Não existe quantidade certa, eu fui testando, se o abacate estiver bem maduro, vai ficar mais mole e neste caso, acrescente mais inhame. Ele é quem vai dar a consistência mais firme, por isso primeiro defina o tamanho do abacate e só depois a quantidade de inhame.
Depois de bater coloque na geladeira para resfriar e adoce com mel, se quiser acrescente castanhas, granola...eu prefiro a forma mais simples, com mel, açúcar ou melado apenas...
Tem aparecido abacates enormes na feira e para não perder - ele escure depois de uns dias na geladeira - eu comecei a dividir em potinhos e congelar. Na véspera, tiro do freezer e deixo na geladeira. Antes de servir bato com garfo para incorporar o líquido que "solta" e fica ótimo.
Com macadâmias também fica ótimo. Tenho evitado as nuts e o mel, pois desenvolvi uma alergia e para ter certeza do que me causou, tirei alguns alimentos que consumia muito.Não sei por quanto tempo pode ficar congelado, deixo uns 15 dias no máximo. E o café da manhã está garantido.
Conhecia essa receita? Se fizer me conta, quero saber se gostou.
Comentários
Postar um comentário