Tema recorrente que vejo nas obras é se precisamos colocar azulejos em todas as paredes dos banheiros e cozinhas.
Já adianto que não é preciso. Muitas vezes por questão de custo, optamos em não colocar revestimento em todas as paredes.
As demais paredes podem receber revestimento até uma certa altura, que não necessariamente precisa ser até o teto, tudo deve ser previsto em projeto. E caso você não goste mesmo ou queira economizar, pode dispensar e deixar apenas no box. Não se esqueça que a bancada também precisa de proteção, seja um frontão na própria pedra ou uma fiada de azulejos.
Casa de quem cozinha todos os dias e mesmo assim não tem azulejo em tudo, somente sobre a bancada. As paredes brancas ainda vão receber armários e prateleiras, o que vai trazer um pouco mais de aconchego. Mas tem que goste de algo bem minimalista, e a pintura é uma boa opção.
Na cozinha a mesma coisa. Podemos usar revestimento somente na bancada e no fogão - caso não seja embutido. Essas áreas precisam de proteção contra água e gordura. Atualmente subimos com o frontão até uma altura de 30 a 40 cm dispensando o uso de azulejos, ou qualquer outro revestimento como a chapa metálica ou painel de laminado melamínico.
Lembre-se que paredes sem azulejos precisam de rodapé nas áreas molhadas. Mesmo que você não seja da turma que joga o balde de água para lavar, é sempre bom usar, pois o rodapé tem a função de proteger as paredes, mas também servir como acabamento para o encaixe do piso com a parede. Podemos falar sobre isso num outro post.
Eu particularmente gosto de azulejos em locais pontuais. Como morei anos numa casa com azulejos azuis decorados em todas as paredes, com o tempo eles cansaram a minha vista, e estou gostando de espaços mais limpos.
Comentários
Postar um comentário