Sempre soube que as roupas masculinas e femininas tem botões em lados diferentes, mas a origem disso eu desconhecia. Como nos últimos meses fiz três blusas para mim, duas de crochê e uma de tricô, e coloquei botões em todas elas, achei que era o momento de pesquisar mais.
Botões de coração ficaram uma graça, os detalhes fazem a diferença.
Os botões quando surgiram eram peças caras, e portanto somente os nobres podiam tê-los em suas roupas. E as mulheres sempre tinham ajuda para se vestir, as roupas eram mais elaboradas. Para facilitar a vida de quem os abotoava, eles eram colocados do lado esquerdo, ou seja, direito de quem os fecha.
Já os homens se vestiam sozinhos, e por isso os botões ficavam do lado direito.
Hoje nos vestimos sozinhas e ainda mantemos os botões do lado "errado", acho que está na hora de mudar isso...
Mas por qual razão eu usei tantos botões recentemente? Minhas inspirações vem de muitos lugares, e acabei assistindo uma série chamada: Era Uma Segunda Vez, onde a protagonista usava vários modelos de blusas de tricô com botões, ora era na lateral, ora no ombro, e achei as peças maravilhosas.
Como estava tecendo um colete, aproveitei para deixar um detalhe na lateral e colocar uns botões ali. Já a blusa Gunta, ela ficou com uma marca na hora de costurar e achei que uma sequência de botões brancos, cada um de um modelo diferente, daria um charme e uma disfarsada na costura.
Por último, o kimono/ colete receita da Jud já dava a sugestão de colocá-los, então nem pensei duas vezes, as minhas peças mais recentes estavam toda com esse detalhe a mais. E apesar de serem blusas tecidas a mão e terem botões, elas são bem diferentes umas das outras.
E você, gosta de botões? Sabia dessa curiosidade sobre os lados nas roupas? E a série, já viu?
Comentários
Postar um comentário