Vamos dar continuidade as receitas afetivas?
Desta vez é uma moqueca capixaba, receita de família, que a querida Claudia Broetto compartilhou conosco. Ah, e tem explicação e tudo. Eu ainda não fiz, mas quero testar em breve.
RECEITA DE MOQUECA CAPIXABA DA FAMÍLIA BROETTO ROSSETTI
A moqueca capixaba e a panela de barro são patrimônios imateriais do Espírito Santo. É um prato de origem indígena e a diferença entre a moqueca capixaba e a baiana é que não se usa nem azeite de dendê nem leite de coco, resultando num prato mais leve.
Ingredientes:
1 kg de peixe em postas de 2 cm (badejo, robalo, budijão, peroá, cação ou qualquer outro firme e sem espinhas demais)
2 tomates bem maduros picados em cubos pequenos
1 cebola picada em cubos pequenos
1 dente de alho picado
1 colher de chá de colorau (pó de urucum)
1 xícara de cheiro verde picado (salsa, coentro e cebolinha em partes iguais)
4 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Modo de fazer:
Aqueça a panela de barro por alguns minutos. Tempere o peixe com sal e gotas de limão. Refogue a cebola e o alho. Junte o colorau e misture bem. Junte metade do tomate, o sal, a pimenta e deixe ferver. Acomode as postas de peixe em cima dessa “caminha” de ingredientes. Coloque a outra metade do tomate e metade do cheiro verde por cima. Tampe bem a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos (em geral, não é necessário acrescentar água). Não mexa no peixe pois ele pode “desmanchar”. Quando estiver cozido (enfie um garfo e veja se as lascas de peixe estão se soltando), apague o fogo e junte a outra metade do cheiro verde. Sirva com arroz branco bem soltinho.
Comentários
Postar um comentário